sexta-feira, 1 de março de 2013

E A PIRIGUETE/PERIGUETE?

Hoje é sexta-feira e é o dia que elas estão mais acesas hahaha vou falar um pouco sobre a periguete/piriguete, cujo tema foi sugerido pela amiga Bruna ( buubs_s ), e então vou direto ao significado do tal temo que localizei no site significados.com:
"Piriguete é uma classificação de mulheres conhecidas por estarem sempre na balada, geralmente solteiras, que escolhem com quem e quando querem ficar, autosuficientes e que não se importam com a opinião alheia. É uma palavra que surgiu em Salvador, capital da Bahia, e vem da palavra perigosa. A piriguete não costuma ser muito bem vista pelo público feminino e muitas vezes nem mesmo com o masculino, pois são tachadas de vulgares e afins, e apesar de muitas se sentirem inferiorizadas, é uma palavra muito usada em brincadeiras.
A palavra piriguete ficou muito conhecida no Brasil todo pela cantora baiana Ivete Sangalo, funkeiros como o Mc Papo, mas também por várias bandas de pagode, sertanejo e outras.
O termo piriguete é atualmente bastante utilizado em letras de funk e a música Piriguete do Mc Thiago ficou muito famosa durante o verão dos anos de 2008 e 2009."
Essa foi uma das "melhores" definições que pude encontrar, pois achei também pessoas que definiram, no dicionário informal, como sendo mulher de vida fácil, prostituta, aventureira e etc.
Mas a piriguete se tornou mais conhecida, através da personagem Suelen, de Isis Valverde, na novela Avenida Brasil. E digo que eu era uma daquelas que se divertia muito com a personagem, pois apesar das confusões e de sua ambição desmedida, eu não conseguia sentir raiva, pois ela se mostrava totalmente, sem máscaras, dizendo que o sonho era ficar rica, ter fama e casada com um jogador de futebol, e os homens que se envolviam com ela sabiam com quem estavam lidando, além de piriguete também era conhecida como Maria Chuteira, aquela que vive na bota, ou melhor na chuteira, de jogadores de futebol. E digo que se a mulher diz logo a que veio...não tenho nada contra.
Agora se eu disser que não fico irada, em determinados momentos, com a piriguete estou mentindo, pois se exagerar no estilo não há quem aguente, principalmente, se der em cima de homem acompanhado (e sempre de olho para sacar se o homem também não deu brecha rs).
Ahhh já fui chamada de piriguete também hahahaha por ter usado vestido justo e colado, e é por aí, basta você agir ou se vestir de um modo que julguem se enquadrar em tal rótulo que já será chamada de piri hahaha. É isso! Basta nascermos para já sermos rotulados, pois antes de sairmos da maternidade alguns já nos chamam de "cara de joelho" (para desespero das mães que acham todos os bebês lindos, mas isso já é outra história)


4 comentários:

Sweet B disse...

sensacional aninha como sempre sensacional, era isso mesmo que eu esperava ler *-* O julgamento das pessoas em torno de alguém auto suficiente. Esta ótimo o texto

NANABANANAS disse...

Mais uma praga nacional.

Délirant? Joie? disse...

Obrigada Bruninha pela pauta! Ótimo o tema, e tento escrever analisando o todo. Somos chatos e julgamos mesmo, mas temos que enxergar o outro lado e perceber a autenticidade de alguém, e quando é assim dou um certo valor ;)

Délirant? Joie? disse...

Nanabananas verdade!!! Hahahaha e como disse as que mostram a que veio já obtêm um ponto positivo comigo. O perigo são as disfarçadas rs