quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ele(a) não está afim de você: sinceridade x clichê

Quando, num talvez futuro casal, somente um está afim e o outro não, uma situação bem corriqueira. Inicialmente vem o encantamento, mas somente um se "encanta", e o outro que não foi enfeitiçado, ou foge sem explicações, ou diz a verdade nua e crua, ou enrola e finalmente o mais comum acontece vai no clichê.
Há aquele que foge sem maiores explicações, talvez seja o mais correto por ser menos doloroso, entretanto, deixará o apaixonado em desespero para reencontrá-lo e assim tentará conquistá-lo, mas o ideal é não reencontrar nunca mais. Quanto mais distante da roubada melhor será, pois o sofrimento será eliminado de início.
E o "super sincero"? Esse é o mais raro de se encontrar, pois nos dirá na lata: Eu não gosto de você! Mas até que ponto estamos preparados para esse tipo de rejeição ou verdade? Muitas vezes não suportamos ouvi-la, palavras que destroem o nosso orgulho, o nosso ego. Vários questionamentos vem em nossa mente. Quais os meus defeitos? Por que eu não consegui fazê-lo gostar de mim? Qual o meu problema? Por que não houve a química? E então nos punimos com penitências e paranóias, até atingirmos a fase do ódio para com o outro.
E há a pessoa que enrola, pois não tem coragem de dizer "paremos por aqui", já que o outro pode funcionar como uma válvula de escape num momento de carência, portanto, será mantido por comodismo até que ela encontre a pessoa ideal e tenha a coragem de meter o pé na bunda do outro. Ah! Sim, o apaixonado, contenta-se com migalhas e ficará nessa "relação" até levar o FORA. A dificuldade de cairmos na realidade é imensa, definitivamente somos capazes de nos jogar no fundo do poço e para sair de lá leva tempo. Podemos subir sozinhos após muitas quedas, ou aceitamos a corda jogada por alguém, aliás a corda é para sair do poço e não para se enforcar.
E aqui chegamos ao chamado "ser clichê", para te "dar o fora" usará palavras ou frases que "amenizem" a situação. Aliás, são várias e bem manjadas:
- Você é demais para mim e merece alguém melhor.
- Estou trabalhando demais e sem tempo para me relacionar.
- Estou confuso nesse momento e preciso repensar a minha vida.
- Não estou acostumado a pessoas independentes como você.
- O problema não é você, mas sim comigo.
- Você é a pessoa certa no momento errado.
- Não quero nada sério agora.
- Pertencemos a mundos muito diferentes.
- Você é sensacional, mas merece alguém que te dê mais atenção.
- Eu não me sinto preparado.
- Blá blá blá...
Essas frases "clichês" informadas acima significam: Ele(a) NÃO está afim de você! E não adianta, lutar, correr atrás, paparicar e fazer loucuras, pois é praticamente impossível que o sentimento surja.
Quando há o interesse real, o sentimento recíproco, não existirá "o problema sou eu", "não estou preparado para um relacionamento agora", "só tenho tempo para o trabalho" e etc e tal. O tal amor recíproco que muitos almejam, mas enquanto isso...Preferimos o quê? Aguardar o "fora ameno" ou o "fora realista"?

*Claro que não preferimos o fora...

2 comentários:

Thiagorocha disse...

Mais um texto brilhante ( que redundância dizer isso sobre seus textos né?). Mas esse seu texto é o reflexo dos relacionamentos. Sempre tem um que gosta mais, e isso afeta a convivência, pq sempre tem um sofrendo. Eu sempre acho que a melhor maneira de dizer o que senti, ou que não senti nesse caso, é a sinceridade, pode doer mais, pode ate parece “grosso” mas com certeza não estará iludindo ninguém. Usando suas palavras, “Um fora ameno” é um sofrimento prolongado, arrastado que beira a melancolia. Já um “fora realista” é um fora verdadeiro, que dói, mas não ilude, não prolonga a dor.

Délirant? Joie? disse...

Olá Thiago! Mais uma vez obrigada por ler mais um texto meu e me acompanhar por aqui ;)
Eu concordo com você, pois prolongar esse tipo de situação só causará um sofrimento maior com o passar do tempo.

Beijo