domingo, 24 de junho de 2012

DESENHO: O MEU REFÚGIO



Tenho que falar aqui sobre um de meus maiores prazeres: o desenho. Desde que me entendo por gente sou fascinada por esse mundo fantástico e como era uma criança tímida era ali onde eu poderia ser o que quisesse e entrar nas histórias como nos gibis da Turma da Mônica ou nas animações de Walter Disney, aquele meu encantamento pelo Simba, em O Rei Leão.
Da minha tenra infância até os dias atuais somente os desenhos conseguem me fazer entrar em órbita, pois sou capaz de ficar um dia inteiro desenhando sem perceber as horas passarem e nada é capaz de tirar a minha concentração de tão intenso que é o prazer que sinto. Antigamente era no papel e lápis, e hoje desenho num iPad, e fico em pleno encantamento com essa tecnologia aliada a arte da criação humana. Geralmente escolho um desenho e preciso olhá-lo para fazê-lo ou algum objeto, mas gosto mesmo são de personagens de história em quadrinhos ou do Disney, e assim lá vou eu encarar a tela em branco e sempre ao iniciar tenho a sensação de que não irei conseguir, mas quando o rascunho começa a ganhar forma e o personagem se define e se mostra para mim, a partir daí não consigo mais largá-lo, já o sinto como um filho meu ganhando forma e preciso deixá-lo o mais perfeito possível, e enquanto não o finalizo...não consigo sossegar. 
Ah! Mas como é bom fazer aquilo que se gosta, pois não sentimos o tempo como se fosse perdido e quando desenho o tempo para mim é ganho. A definição do traçado, deixar o olhar real com verdade, o corpo, as mãos se formando, passar a sensibilidade, a tristeza, a alegria, a bondade, a maldade ou o humor. O que dizer de um ser como o Darth Vader? Um vilão que atraí a muitos, assim como o bizarro Coringa do Batman, aliás preciso desenhar esse vilão. Por isso digo que o desenho é o meu refúgio, pois posso criar o que quiser, seja o bom ou seja o meu, e nele mostro o meu lado amável e solidário, mas também o meu lado mais sombrio, é como se fosse um exorcismo, além de me dar prazer também é uma terapia. Sou dessas que gostam dos personagens mais fofos, mais bobos, mais heróicos aos mais desprezíveis, e assim vou dos Smurfs aos X-Men bem fácil. 
A minha felicidade em desenhar me faz ainda melhor, pois é essa arte que me faz jamais deixar de ser criança, e quando desenho sou transportada para o tempo da minha infância, a época em que os problemas eram somente os de matemática. A minha melhor vivência É nesse meu mundo de traçados e de cores...e assim me imagino dentro do filme de Roger Rabbit.

Nenhum comentário: