quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FALAR MAL SOBRE O SEU AMBIENTE DE TRABALHO NAS REDES

Noto que as pessoas se sentem tão a vontade nas redes sociais e acham que todos que o acompanham são seus amigos, mas não é bem assim que a banda toca. O que escrevemos, fica registrado para o mundo todo e se for algo polêmico, prepare-se para as consequências.
Existem regras a serem seguidas, sim! E aprendi há tempos que não devemos falar mal de empresas que trabalhamos anteriormente numa entrevista de emprego, é o óbvio, afinal o que ficou de ruim (caso tenha ocorrido) já passou e está lá na outra empresa.
E ultimamente nas redes sociais estão acontecendo casos de pessoas demitidas por falarem mal de colegas de trabalho ou superiores de empresas em que são funcionários.
Sei que há momentos em que ficamos irados e queremos desabafar, mas o assunto ambiente de trabalho não deve ser jogado na TL, pois algo é certo: haverá punição!
Deve haver ética, pois usamos as redes para falar de nossa vida pessoal, temas sérios ou bobagens, mas há assuntos que jamais devem ser jogados na web, e ao meu ver é sobre o ambiente de trabalho, principalmente, se há riscos de que a empresa saiba o que você está escrevendo.
O que pensar sobre alguém que fala mal dos colegas de trabalho e da empresa na internet? Ele é confiável? E entregar a rotina de trabalho, mas e a segurança? Pode parecer bobagem, mas devemos avaliar sim o que vamos escrever e depois soltar para o mundo. E ultimamente, vemos pessoas com grandes cargos, ditas inteligentes, perdendo o emprego por escrever bobagens nas redes. E a empresa está errada em punir? Claro que não! Como confiar em alguém que denigre publicamente o local em que trabalha?
A liberdade de expressão está aí para utilizarmos, mas assim como temos o direito de nos expressarmos, o outro tem o direito de não gostar daquilo que fizemos ou dissemos. E dependendo do que foi feito ou dito, devemos estar preparados para as consequências.

Nenhum comentário: