quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INSTAGRAM: SOMOS EXIBIDOS!

Muitos não gostam de admitir que gostam de uma exibição, mas a grande maioria curte se exibir e ganhar elogios, afinal somos humanos e egocêntricos.
Atualmente com essa facilidade imensa de fotografar a tudo e a todos, graças a tecnologia dos celulares e câmeras digitais esse exibicionismo está cada vez mais forte.
E a rede social que deixa o nosso ego mais evidente é o Instagram, pois é! Temos a necessidade absurda de mostrarmos o que estamos bebendo, comendo, vestindo ou fazendo.
Está aberta oficialmente a temporada de postagens de imagens em viagens, onde as campeãs são as de praias, mulheres e seus belos pares de pernas, céu azul, coqueiros, sol e areia. E nos bares mandamos ver os cliques nas garrafas de cervejas tops, taças, canecas e copos bem preenchidos e trincando, e assim deixamos aquele que não está no bar com muita inveja alheia. E nos restaurantes, principalmente, os japoneses que possuem as mais belas comidas e são agradáveis de serem vistas em imagens. E os nossos animais de estimação em diversas poses e caretas. E os points da moda do hipster. Enfim nada escapa ao nosso olhar.
E quando tentamos fazer aquela foto "artística"?! Hahahaha confesso que tento, pois adoro sair pelo centro da cidade fotografando prédios, ruas, praças, árvores, flores, metrô, carros, muros e o que pintar pela frente. E muitas vezes tentando fazer a tal foto que cause algum impacto e ganhe uns "curtir", ou que seja apenas para a nossa satisfação pessoal, mas queremos sim algum tipo de aprovação.
E naquele momento carente de atenção, no qual queremos ter a certeza que ainda estamos bem fisicamente, atraímos olhares? Vamos a produção da foto: cabelo no jeito, maquiagem a postos, uma roupa ok e com ou sem decote, roupa justa ou larga, além de verificarmos qual o melhor ângulo, já que tem sempre aquele lado que destrói a nossa imagem. É só subir a lente, ao alto de cima para baixo, que emagrece. Daí vem as fotos nos espelhos do quarto/banheiro, nos elevadores e nas academias. Descobrimos vários truques para sairmos bem, afinal podemos apagar o que está ruim, ao nosso gosto, e tiramos uma infinidade de fotos para isso..
Como a Rosana Hermann citou no twitter: "anota aê: somos TODOS iguais. Qdo a gente acha q tá magro/bonito/produzido, fica doente pra se exibir. 1. Faz dieta 2. Emagrece 3. Apaixona-se pelo próprio corpo 4. Exibe-se compulsivamente no Instagram. Quem nunca?" E ela usou como exemplo o Gugu Liberato que entrou para o Instagram e está mostrando o corpo, assim como nós "pobres mortais" também gostamos de fazer quando nos sentimos bonitos, e queremos que os outros vejam e confirmem isso.
Pecado? É, mas somos assim. E como sempre digo o jeito é tentar se equilibrar, sem exagerar, e ter ao menos a noção de que gosta de se exibir, e aceitar o fato de que uns invejarão e outros odiarão.
Sem hipocrisia, tiramos fotos para nos mostrarmos e para recebermos elogios, sim! Por muitas ou algumas vezes perdemos a noção e postamos imagens toscas, sejam desabafos, ostentações, protestos, paisagens e afins. Essa exposição só mostra que desejamos ser notados e queremos atenção, uns mais e outros menos, mas no fundo todos queremos elogios.

Nenhum comentário: