segunda-feira, 24 de junho de 2013

E O "NÃO É SÓ PELOS 20 CENTAVOS"?

Veremos como será essa última semana de junho, em relação a onda de protestos iniciada com o MPL, sabemos que o movimento conseguiu mobilizar milhares de pessoas e o primeiro objetivo foi alcançado com a revogação do aumento da tarifa nas principais cidades brasileiras, e eles confirmaram que continuarão na batalha pela "Tarifa Zero", e essa luta deve continuar sim! 
E quanto as pessoas que foram levadas nessa onda para protestar por demais causas? Nessas últimas semanas vimos manifestantes com cartazes contra a corrupção, pedindo mais educação, melhorias na saúde, contra a PEC 37, pedindo mais segurança, mais amor, além de outros cartazes com frases voltadas para ganhar curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. Sabemos bem que em meio a uma multidão temos todo o tipo de gente, muitas realmente engajadas em prol de algo, outras que estão somente para vandalizar ou saquear, alguns oportunistas, e também temos os chamados "modinhas" que entraram no movimento somente para aparecer, e por essas e outras vejo um pessoal desqualificando as manifestações, desculpem-me mas acredito que isso não é motivo para parar as reivindicações! Infelizmente sempre teremos pessoas mal intencionadas, e esse tipo de gente não pode parar o que é maior. Lembro-me da fala do "V", em V de Vingança, onde ele diz que "Não é o povo quem deve temer o seu governo, mas sim o governo é quem deve temer o povo" (mais ou menos isso), e entendo que essa é a lógica, e vimos que todos esses protestos deram uma sacudida nos políticos/governantes brasileiros. O governador de São Paulo e o prefeito da capital, de início, estavam irredutíveis quando a revogação do aumento das passagens de ônibus/metrô/trens(CPTM), mas devido a grande pressão sofrida voltaram atrás, e isso deve ser comemorado. Sei que devemos saber votar, mas além do voto também devemos saber cobrar as promessas de campanha, e se não estão em cumprimento temos o direito legitimo de reivindicar. 
Vejo também pessoas dizendo que é melhor parar, pois há pessoas da ultra-direita que poderão se aproveitar disso tudo, vi gente falando de golpe militar/civil, enfim todo o tipo de teoria da conspiração. Sei que não há como conter o levantamento de hipóteses, mas não creio que iremos retroceder para qualquer tipo de golpe, estamos numa outra época, outro contexto. Temos também o pessoal que bate direto na tecla de que a "Veja" e a "Globo" manipulam a população contra o governo federal e afins, mas o engraçado é que vamos fazer 12 anos com o mesmo governo no poder, e na capital de São Paulo, o nosso prefeito é do PT (sim, eu votei nele), será que o povão é tão manipulado assim? Sempre reflito. Eu reclamo da Globo? Sim, principalmente, quando passa algo que eu discordo, e quando transmite os jogos somente do "time do povo". Sei bem que não existem meios de comunicação imparciais, assim como também não o somos em determinadas ocasiões, não sejamos hipócritas!  Somos muito capazes de reflexão, e por vezes, pessoas com menos grau de instrução conseguem perceber algo por trás de um discurso que um letrado não conseguiu detectar, ou não quis ver.
Sim, temos pessoas que servem facilmente como "massa de manobra", mas muitas não o são. Não consigo ter essa visão de denegrir o todo, somente porque achei alguma matéria/reportagem/ideia tendenciosa por ter sido de acordo com o que sou contra, e tem muitos seres que entram nessa onda de "ódio" a algo para seguir a cabeça da turminha. 
Sigo sendo apartidária, mas tenho consciência política. Se essa leva de protestos é modinha, somente o tempo dirá, mas o objetivo dos líderes do MPL foi conquistado, e merece ser comemorado. Alguns não entendem e dizem "somente por causa de 20 centavos"?! Parece pouco para alguns, e não falo por causa do valor, mas por tudo e o resultado maior foi ter tirado o povo brasileiro da inércia em que se encontrava, e por conta disso esses 20 centavos valeram ouro!
Fazia tempo que eu não discutia política, assim como não via tantas pessoas debaterem esse tema como agora. E repito, esses 20 centavos valeram ouro!
E ver a nossa presidente, em rede nacional, dando pronunciamento ao povo brasileiro não teve preço! Valeu 20 centavos!!! 
Os protestos para muitos foram sem foco, mas alvos foram atingidos. 

Nenhum comentário: