sábado, 15 de junho de 2013

PROTESTOS: TEMPO DE CONSCIENTIZAR!

Nas últimas semanas, no Brasil, está rolando uma onda de protestos contra o aumento das passagens do transporte público, e o que venho acompanhando melhor é o da minha cidade, São Paulo, cuja manifestação é organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre) que convocou as pessoas através de sua página no facebook. E esse movimento foi ganhando maiores proporções com o passar dos dias, e assim foi chamando a atenção do restante da população.
Há tempos que náo tínhamos manifestações que chamassem tanto a atenção das mídias e do povo, já que a última ocorreu há mais de 20 anos com os "caras pintadas" ( Movimento Fora Collor Já!). E o que vemos hoje? Pessoas contra por acharem o protesto "imbecil" por ser um aumento de passagem menor do que a inflação acumulada, e também por acreditarem que existem causas mais "nobres" para se reivindicar algo, e que os participantes são vândalos e etc, e do outro lado temos os que apóiam totalmente o movimento, pois nào importa o valor já que a causa é maior do que isso. E como não sou de ficar em cima do muro fico com a segunda opção.
Vivemos numa democracia e temos o direito de protestar, entendo que as armas do povo são o voto e o protesto, e sei que ainda não sabemos lidar muito bem com isso, falo por mim que já votei errado e me arrependi. Ah sim! Temos também aqueles que dizem: "votou errado? Agora aguenta!". Mas por que eu não tenho o direito de protestar se o governante que escolhi falhou? Creio que justamente por isso eu tenha o direito de cobrar, e mesmo que não tenha votado no governante também tenho o direito de cobrar, afinal moro no local em que é administrado por ele, pagamos impostos para o que então? Ficarmos calados porque erramos na escolha?! Por favor, é tempo de despertar!
Hoje é abertura da Copa das Confederações, no estádio Mané Garrincha em Brasília, e por lá também está acontecendo um protesto, com uma média de 2 mil pessoas ou mais, onde as pessoas estão reclamando dos gastos para os estádios, enquanto necessitamos de educação, hospitais e outros serviços mais úteis para a população. E vejo alguns dizendo: "Ahh mas agora não adianta protestar porque os estádios já foram feitos, o governo já gastou o dinheiro, e etc...". Desculpem-me, mas não consigo pensar assim, pois acredito que nunca é tarde, o ruim é se calar, silenciar diante daquilo que nos deixa indignados.
Precisamos aprender a reivindicar, a cobrar, sermos ouvidos. Não sou o boi que segue a boiada sem saber que vai para o abate. Precisamos aprender a questionar, a debater, a pensar, sair da bolha, da alienação. Vejo também pessoas que reclamavam que a geração facebook só reclamava nas redes sociais e que teriam de ir para as ruas, e agora que o fazem são desqualificados, assim fica difícil! Vou repetir: estamos num aprendizado de como saber votar e protestar.
E sobre o vandalismo? Vamos combinar que num movimento com milhares de pessoas sempre existirá uma minoria mal intencionada e que causará/provocará algum tipo de violência, difícil saber e controlar quem é vilão ou não antes de qualquer coisa começar, por isso prefiro não generalizar e desqualificar o protesto por conta disso, assim como prefiro não detonar toda a PM, devido alguns policiais terem abusado da violência. Afinal existem pessoas bem e mal intencionadas por todos os lados. 
É de despertar, conscientizar, reivindicar! Antes tarde do que nunca! 

Nenhum comentário: