quinta-feira, 20 de junho de 2013

E A REVIRAVOLTA NOS PROTESTOS?

E, então no dia 19 de junho de 2013, alguns governantes (prefeitos/governadores) de suas respectivas cidades/estados, resolvem se pronunciar após pressão sofrida pela grande massa popular e anunciam a revogação do aumento das passagens dos transportes públicos coletivos. E sim, demoraram! Pois as manifestações continuaram e foram ganhando mais apoio da população, principalmente, após os fatos lamentáveis de excessos cometidos pela PM, em São Paulo/SP, no protesto da última quinta (13/06). E a partir daí os meios de comunicação passou a dar mais atenção.
Como sou usuária das redes sociais, notei ainda mais o crescimento de eventos e páginas sobre mobilizações e protestos, e as pessoas cada vez mais participativas quanto a essas questões, o que é um ponto positivo já que falar ou debater política para muitos é bastante maçante, e o melhor é ficar na alienação.
Enfim, conseguiu-se a revogação/redução no valor das passagens, mas as pessoas queriam/querem mais, e víamos isso nos cartazes que cada uma empunhava nos protestos. Vi cartazes com boas causas, com propósitos ruins e com brincadeiras, é isso! Numa manifestação com milhares de pessoas teremos todo tipo de gente, e cada uma se sentiu no direito, como é num país democrático, de expressar a sua indignação. Muitos desses levantaram a bandeira contra a corrupção e anti-partidos, tanto que hoje se excederam ao retirar de forma violenta quem carregava a bandeira de seu partido, se é oportunismo ou não, isso não me importa, pois cada um tem o direito de se expressar como eu já disse ou de levantar a sua bandeira. Assim como acho ser absurdo impedir os meios de comunicação de trabalharem, utilizando-se de agressões a jornalistas e assim impedindo a liberdade de imprensa. E sim, comparo esse tipo de impedimento a ditadura, pois somente esse tipo de regime é quem se utiliza desse tipo de "arma".
Vi alguns achando bonito a agressão a jornalistas, e depois condenando a agressão a militantes partidários, e eu não consigo diferenciar nem e nem outro, já que um tem o direito de fazer o seu trabalho, o outro tem o direito de se manifestar com a sua ideologia, e assim é que entendo uma democracia. Porém hoje, muita gente perdeu a mão durante os protestos, além da prática de vandalismos, saques e agressão gratuitas (por ideologias), também tivemos faixas com gente pedindo o "fechamento do Congresso Nacional". Entendo a revolta, mas temos que ter foco, se somos um país democrático sempre teremos partidos, assim como precisamos de liberdade de imprensa, e ao renegá-los/impedi-los, acaba-se por abrir brecha para a ditadura.
Precisamos refletir, pensar bem no que queremos! Se há corruptos eles devem ser punidos, e não os partidos condenados. Sim, eu sou apartidária, pois prefiro não levantar bandeiras, mas sei sempre em que eu estou votando, já errei e acertei, e é assim que funciona. E quando há roubo e não há transparência devemos cobrar, mas com objetividade. Aprendi que para sermos ouvidos precisamos saber falar, argumentar! Saber o que se quer com objetividade, sem dispersar, sem descambar.


Nenhum comentário: