quarta-feira, 26 de junho de 2013

EU NÃO TENHO TPM

Falarei sobre algo que é desconhecido para mim que é a tensão pré-menstrual, ou melhor a TPM. Quando as minhas amigas descrevem os sintomas... sinto-me como uma extra-terrestre, pois eu não sinto absolutamente nada! O que tenho de vez em quando é uma dor de cabeça no 1º ou 2º dia da menstruação, e cólicas também não tenho.
Uma semana antes de menstruar não apresento alterações de humor, não tenho aquela vontade insana de comer (aliás não sou de atacar geladeira/armário atrás de "besteirinhas" para comer na madrugada), e sobre o inchaço somente o sinto quando fico menstruada e não antes.
Li numa reportagem do site "Bem Estar", onde diz que existem uns 200 sintomas de TPM que variam de mulher para mulher. Choquei!!! De repente eu até tenha algum sintoma aí "de leve" mas nem saiba (risos).
Seguem abaixo os principais sintomas (Fonte: bemestar):
"Inchaço: para as mulheres em que o inchaço é o sintoma que aparece com mais força durante a TPM, a recomendação médica é fazer sessões regulares de drenagem linfática, um tipo de massagem que ajuda a combater a retenção de líquido, assim como a dieta sem sal. Atividade física também melhora o inchaço porque melhora a circulação. Para inchaço na perna, a meia elástica pode ajudar.
Tomar bastante água ajuda a inibir o hormônio ACTH, o anti-diurético, que é produzido pelo rim e gera a quantidade de água no corpo. Nesse tipo de TPM também é comum a mulher apresentar dores, principalmente na mama (massalgia) e dor de cabeça. Reduzir sal também ajuda a evitar as dores. Evitar roupas muito apertadas também é uma boa dica, porque diminui a pressão no corpo e alivia esse tipo de dor.
Ansiedade: para quem tem irritabilidade, nervosismo e sensibilidade emocional como principal sintoma da TPM, a recomendação médica é fazer atividades que ajudem a relaxar e reequilibrar o corpo, como yoga e meditação. É aconselhável reduzir alimentos ricos em cafeína (café, refrigerante, chá-preto). Cortar álcool também é importante porque o álcool é um excitante do cérebro.
Depressão: não é recomendada a cafeína, porque nesse tipo de TPM, além do cansaço e da depressão, o sono também pode ser afetado. Por isso a primeira dica é tentar dormir mais e melhor. Para isso, o conselho é evitar comer demais e beber álcool logo antes de dormir. Banho morno à noite ajuda a relaxar e fazer atividade física de manhã é a melhor das dicas porque ajuda a dar disposição para enfrentar o dia através da liberação de endorfinas.
Compulsão: é uma das piores queixas das mulheres porque a compulsão as faz engordar e desencadeia outros sintomas. A recomendação neste caso é levar lanches saudáveis e frutas para o trabalho e comer de três em três horas. Alimentos ricos em fibras têm maior poder de saciedade e por isso podem ajudar a controlar a compulsão. Estão na lista aveia, pão e arroz integral, sementes de linhaça e frutas com casca (como maçã, pêra e pêssego)."
Uma certeza eu tenho: esses sintomas mais comuns ou punks da TPM eu nunca apresentei, e agradeço por não ter. 
Cheguei a fazer até um teste para confirmar que não tenho TMP, no site mdemulher, olha o nível hahahaha, enfim está aqui o link: http://mdemulher.abril.com.br/saude/testes/saude-mulher/voce-tem-tpm-398964.shtml


Nenhum comentário: