quarta-feira, 21 de agosto de 2013

COMO O CORPO REAGE AO VER ALGUÉM ATRAENTE?

Estava lendo um texto no mdemulher sobre os efeitos que acontecem em nossos corpos quando ficamos de olho em alguém atraente. Bem, isso é fato! E posso citar a taquicardia, a euforia, os tremores, o rubor na face, a alteração de movimentos corporais, e o desvio e fixação do olhar, mas além desses que nos são mais visíveis ou sentidos também há os hormonais, que acabam por influenciar em todo esse processo de sensações químicas e físicas.
E de acordo com a consultoria do site, nos primeiros 5 minutos, o cérebro já começa a processar o cheiro, daquela quem lhe atraí e quanto mais diferente o cheiro for do seu, mais atração sentirá. Será?! Acredito que sim, tipo não dá pra encarar um fedido. Claro que o cheiro é importante, mas há ocasiões em que nos interessamos a distância, logo essa parte não será processada hahahaha. E além disso, quando eu desgosto de alguém uma das primeiras coisas que me recordo é o odor, e ao lembrar sinto nojo, desculpa hahahaha mas é o meu organismo que rejeita, por isso não rola flashback.
Logo em seguida o cérebro fica mais "aceso" e começa a produzir dopamina, a substância responsável pela euforia. Verdade? Nessa reação química eu acredito, realmente, acontece essa euforia quando bateu a atração.
E esse lance de ovular? Ainda de acordo com o site, temos gostos alterados ao escolher tipos de homens, pois quando estamos ovulando escolhemos uns tipos com traços mais fortes (remetemos aos homens das cavernas, tipo isso!), piramos na testosterona. Se estivermos menstruadas, somos tentadas pelos rapazes bebês, algo mais fino e a mando da progesterona. Ai como somos volúveis!
E ainda diz que a nossa memória faz uma comparação com os nossos ex hahahaha cruzes! 
E após os 5 minutos, o corpo já acionou o centro do controle hormonal (ou seria descontrole?) para liberar substâncias químicas aos ovários. E dizendo: Vai fundo que ele é gato! (Mas gente? Ouvi isso não e com ninguém hahahaha)
Agora essa parte sim, o cérebro liberando a adrenalina, dando aquela acelerada no coração, batimentos cardíacos a mil, e vou toda trabalhada na concentração para o gato.
E depois dos 10 minutos, após toda a mistura de adrenalina, dopamina, progesterona e testosterona, temos a oxitocina, hormônio que incentiva a união e a monogamia. Péraaaa!!! Há como fabricar isso aí? Porque tem gente que vem sem oxitocina. Vamos injetar!
E após alguns meses o que vem? Comodismo? Pé na bunda? Tédio? Amor?
Diz que se você estiver realmente apaixonada, o cérebro reforça a produção do fator de crescimento neural (Ai que coisa linda! Aumentou o fator de crescimento neural ounnn), e essa proteína estimula o desenvolvimento e garante a sobrevivência da células neurais dos sistemas  nervosos central e periférico (e tudo volta ao normal depois de no máximo 18 meses de compromisso). Amor, não mate as minhas células neurais! 
E se surgir uma nova paixão? Pode dar um revertério, sei lá...uma ressaca de amor, ou como foi descrito uma embriaguez, pois faz o cortisol (hormônio do estresse) disparar. Mas ao contrario dele, que é liberado com o estresse mais crônico, essa versão de curto prazo dá a sensação de bêbada hahahaha
E então vem o lado racional, onde fazemos a tal SELEÇÃO, do homem galinha, do companheiro e tals. Pois é! Como eu disse outro dia, fazemos isso e sem hipocrisia, por favor!

Nenhum comentário: