quinta-feira, 22 de agosto de 2013

LIBERDADE DE CRIAÇÃO?

E a polêmica do dia, a mais top de hoje qual foi? A nova música do Emicida, entitulada Trepadeira. Uns gostaram, outros não gostaram, e as algumas feministas acharam a letra ofensiva, pois a letra em uma parte chama mulher de vadia, e diz que ela deveria "levar uma surra de espada de São Jorge". E então começaram os embates, as mulheres muito ofendidas detonando a música e chamando o cantor de machista e coisas do tipo.
Quem acompanha a carreira do cantor sabe bem quais são os pensamentos, os ideais dele e sabem que ele não nos deprecia.
Pro que eu não me senti ofendida? Oras, ele escreveu uma música, uma história fictícia, um samba ao estilo mais antigo, que aliás apresentava letras desse tipo, pois se procurarmos encontraremos letras assim ditas "machistas" que foram escritas por Noel Rosa (Coitado de Noel Rosa, um gênio, se pertencesse a estes novos tempos!), cito mais um que ainda na minha infância pude a companhas o seu repertório que foi o grande Bezerra da Silva, pois é! Quem conhece as letras, sabe o quanto ele escrachava geral, é só pegar a letra da "Piranha" e conferir. Outro que também foi citado, hoje, por algumas letras machistas e sabemos que irônicas, foi o Chico Buarque com as músicas "Mulheres de Atenas" e "Geni e o Zepelim". E é sabido que existem outros que também fazem letras que podem ser consideradas machistas e mostram as mulheres como objeto. Mas hoje resolveram encanar com o Emicida!
O artista deverá ser censurado em sua criação? Só aceitaremos o politicamente correto, e histórias inventadas ou que mostrem algo que acontece no cotidiano não poderão mais ser mostrados. E mais um grande mestre , o Nelson Rodrigues, também lembrado não poderia escrever aqueles dramas pesados, com violência doméstica e sexual e o machismo exacerbado, pois atualmente incitaria tudo o que há de ruim contra as mulheres. Isso somente me faz pensar o quanto o mundo está chato! Aquilo que é considerado ruim, ofensivo não pode ser mostrado, como se as pessoas não tivessem discernimento para entender o que é certo ou errado. Sim, existem aqueles manipuláveis, mas daí o problema são com essas pessoas e não com quem mostra o mundo como ele é, ou como diria Nelson Rodrigues "a vida como ela é".
Parece que estamos de volta aos pesados anos de ditadura, só que desta vez a censura não rola numa sala fechada, mas sim em aberto. Concordo que um bom debate enriquece, mas devemos ter o bom senso de separar situações, sem chegar a extremismos, quando partimos para este lado a nossa visão se reduz, a mente se fecha e a discussão saudável torna-se impossível.
Sou a favor da liberdade de criar! E também de cursos de interpretação de textos, poesias e músicas, pelo que anda acontecendo nas redes sociais...estamos precisando! O mundo do "politicamente correto" anda deixando as pessoas cada vez mais ranzinzas, mais padronizadas, mais regradas, mais limitadas. Já disse antes e repito, sou a favor do feminismo, e contra o extremismo cego, este que não é benéfico e somente gera discórdias entre as pessoas. E por favor, precisamos de mais leveza, mais compreensão, mais arte, e mais lutas? Sim, mas com bons argumentos e justas!


Nenhum comentário: