sexta-feira, 30 de agosto de 2013

E O TERMO "MANJA OS PARANAUÊ"?

Há alguns dias vejo essa expressão "manja os paranauê", nas redes sociais, mas ainda não havia procurado saber o que era. Até que esse paranauê veio na mente, enquanto eu escrevia o seguinte tweet "Eu que não manjo muito dos paranauê sabia que o Virso não era do Grêmio. Ainda bem que não dei essa bola fora hahahahaha", mas só depois dessa frase fui procurar o real significado, mas claro que a parte referente a capoeira eu já tinha noção por já ter cantado o "Paranauê Paraná". 
"A palavra Paranauê vem de um cântico de roda de capoeira, chamado Abadá da Capoeira. O nome não tem nada a ver com o estado do Paraná. Paraná, em tupi, significa “semelhante ao mar” ou “rio”. Já “auê”, também em tupi, é uma saudação. Portanto, o refrão Paranauê, Paranauê, Paraná seria uma alusão à liberdade encontrada pelos escravos além do Rio Paraná (aposto que você não sabia que um meme podia ter tanta cultura)." (Fonte: Youpix)
E sobre o verbo "manjar" que também faz parte desse termo ninguém sabe quem colocou, é como se disséssemos que a pessoa sabe de tudo/manja das paradas, portanto vamos todos kibar já que ninguém se manifestou como o criador de tal expressão.
Além disso há uma figura na web que se transformou em meme, e possivelmente deu origem ao "manja os paranauê", que é o rapaz de bigode com camiseta vermelha, parecido com o Mario Bros, onde ele faz o gesto de um movimento de capoeira, e que por si só já está engraçado. E como para a galera da web não há limites para a "zueira", temos aí mais um termo para ser compartilhado.
Segue abaixo algumas "ibagens" que estão no site YoupIx:
*Depois dessa pesquisa posso dizer que "manjo os paranauê" hahahahaha

Não faltam memes do paranauê.



3 comentários:

Unknown disse...

Posso postar sua pesquisa no meu blog? eu coloco com "creditos" (seu "nome" e o link do seu blog) e tals...
claro só preciso da sua permissão.

-Srta.B

Ace Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ace Sousa disse...

Estou procurando a origem desse meme (por motivos de curiosidade). A única informação que encontrei até agora é que tem outra foto desse mesmo cara fazendo uma pose diferente, só isto. Se alguém sabe, responde aí no meu comentário!