quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Religião é um tema difícil de se discutir, por ser algo que envolve fé e emoção, há uma carga de sentimentos, herança familiar, e a crença em algo não visível aos olhos.
A crença religiosa assim como a ideologia política são coisas difíceis de serem mudadas em alguém, e como cada um tem a sua opinião formada sobre ambos, o melhor a se fazer é respeitar o outro, mas até isso é complicado.
Difícil compreender o por quê das pessoas se incomodarem com a religião do outro, principalmente, os mais fanáticos que acham a sua religião a correta ou superior as demais.
Cresci numa família católica, espírita e umbandista, e sinto-me bem por ter sido criada num ambiente com essa mistura, esse sincretismo religioso, pois tive desde pequena uma visão sem preconceitos religiosos, e com o passar dos anos fui analisando os pontos negativos e os positivos de cada uma delas. E graças a isso, tenho a consciência de que nenhuma delas é perfeita, já fui em missas da igreja católica apostólica romana, da igreja católica brasileira, em centro espírita, em terreiro de umbanda, em terreiro de candomblé, em cultos evangélicos nas igrejas Batista e Renascer. Digo que ainda quero ir em igreja numa igreja ortodóxa, num templo budista e ....judaíco, pois gosto de conhecer crenças diferentes, e de todos os lugares que já fui há sempre algum ponto no qual eu me identifico, tento enxergar o melhor, e desses há aquele que me atrai mais. Assim como também respeito os ateus e os agnósticos, já que eles também tem os seus fundamentos para não acreditar em uma força divina.
Não consigo entender como algo ligado ao BEM, que é o que todos esperam, possa causar o MAL, onde pessoas utilizam a religião/Deus para disseminarem o ódio e se matarem, o por quê de não aceitar que cada um tenha ou não a sua fé? No que a crença do outro afeta a minha vida? Por que eu não posso conhecer o outro e ao menos respeitar, ou tolerar. Precisamos coexistir, como diria o Bonno U2.
Sabemos que em todas as religiões assim como na sociedade em geral existem os charlatões que se aproveitam da fé alheia para aplicarem golpes, mas também há aqueles que agem com honestidade, e muitas pessoas se utilizam do erros de alguma religião que não goste para generalizar e agir com preconceito, e para isso há que se saber diferenciar o que há de errado, tentar separar o joio do trigo, e mais uma vez repito é necessário o RESPEITO!

Nenhum comentário: