sábado, 20 de abril de 2013

NINFOMANÍACA? E O QUE É SATIRÍASE?

Antes de qualquer coisa qual o significado de ninfomaníaca? Lá vou eu às informações:
"A ninfomania implica em uma descompensação do desejo sexual feminino. A mulher sente um apetite intenso demais, permeado por fantasias sexuais que a perseguem a ponto de prejudicar suas atividades cotidianas. Esta perturbação psíquica enquadra-se nos transtornos conhecidos como Desejo Sexual Hiperativo (DSH) e se expressa através de uma ausência do controle da sexualidade.
A paciente é acometida por uma compulsividade sexual praticamente incontrolável, o que lhe provoca uma grande dor emocional e repercute diretamente em seus relacionamentos afetivos. Mas é de certa forma um exagero pensar que esta mulher quer praticar sexo incessantemente, ela apenas tem dificuldades na satisfação de seus desejos, daí alimentar constantemente a vontade de praticar o ato. Quando essa pessoa tem a consciência de seu problema e tenta disciplinar seus pensamentos e suas fantasias, torna-se deprimida e ansiosa. Torna-se cada vez mais difícil para ela libertar-se destes pensamentos, uma vez que a própria cultura ocidental canoniza o sexo, estimulando ainda mais as compulsões sexuais." (Fonte: InfoEscola)
Ao pesquisar acabo de descobrir que o termo ninfomania refere-se somente as mulheres e não aos homens, portanto, não existe o "ninfomaníaco". Sim, já usei esse termo para homens, que vacilo!
E como chamamos os homens que possuem essa compulsão sexual? A denominação correta é "satiríase". E qual a definição? A satiríase é o forte desejo sexual nas conscins (consciências intrafísicas) masculinas, caracterizado pelo aumento ou exagero das fantasias, frequência (compulsividade) e insatisfação sexuais.
Sinonímia: 1. Satiromania. 2. Ginecomania. 3. Compulsão sexual masculina. 4. Hipersexualismo androssomático. (Fonte: TudoResponde)
A principio parece ser maravilhoso ter essa compulsão sexual, principalmente, para quem deseja tanto o sexo, mas com certeza deve ser uma tormenta conviver com isso, pois é uma obsessão, onde a necessidade de repetição e satisfação do ato sexual não cessam.
De acordo com o psiquiatra, Dr. Geraldo Ballone, a gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo. Mesmo assim, a gratificação inicial (o reforço positivo) permanece mais forte, levando a repetição".
"A origem desse transtorno pode ser biológica, genética ou vinda do histórico de vida dessa pessoa. Essa compulsão pode estar associada a outros distúrbios, como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão, e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Para descobrirmos a causa desse transtorno, precisa-se conhecer a história da pessoa portadora dessa compulsão.
Para o tratamento dar resultados o compulsivo sexual necessita procurar um atendimento psiquiátrico, mais um psicoterápico e também participar de grupos de ajuda mutua ( ex: DASA - dependentes de amor e sexo anônimos )". (Fonte: SomosTodosUm)
Sexo é muito bom, todos nós gostamos, mas se estiver em excesso ou em falta devemos verificar o que está ocorrendo. Afinal, o melhor é praticarmos com prazer!

Nenhum comentário: