quarta-feira, 24 de abril de 2013

O QUE É ESSE "COSPLAY"?

E lá vou eu destrinchar mais um termo bastante utilizado nas redes sociais, o chamado "cosplay", e é mais um estrangeirismo que assimilamos.
E segundo a Wikipédia, o significado de "cosplay" é: "abreviacão de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia" e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português1 , embora já conste doutras bases2 , para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso cosplayers."
Confesso que de início quando só ouvia a palavra ficava sem entender e me perguntava "que porra é essa? Gosplay?" hahahahaha ainda entendia errado, lembro-me sempre de ficar no "hãn" com esse tal de "cosplay" hahahaha "hãn?! Fez o quê?! Deixa pra lá!", e assim fiquei boiando até ler essa maldita palavra nas redes sociais, e depois disso fui googlar para saber o por quê de tanto falarem "fulano fez cosplay de ciclano", e então entendi que bastava eu substituir esse cosplay pela palavra "imitação" e assim o entendimento tornou-se mais fácil hahahaha
É muito engraçado vermos essa inclusão de novos termos em nossa linguagem, e só percebermos isso quando vamos pesquisar. E acho bacana essas gírias surgindo devido ao modo como nos socializamos com as pessoas através do uso da tecnologia, temos perdas e ganhos, e prefiro aproveitar o aprendizado nisso, ter a noção do porque tal expressão surgiu, sabendo um pouquinho da história.
Falei que esse termo é bastante usado nas redes sociais, mas tenho a certeza de que muita gente não sabe ainda o significado de "cosplay" (até porque ninguém é obrigado. A ser entendido em tudo hahaha), como eu sou muito curiosa acabo me jogando no Google para fazer essas descobertas hahahaha
Devo confessar que já fiz cosplay de Shakira e Selina Kyle, e sem registros, graças a Deus! Hahahaha
Vocês podem não saber o que é esse tal de cosplay, mas já devem ter feito algum por aí.
Aproveitando que esta semana tem a estréia de Homem de Ferro 3, segue abaixo a imagem de um cosplay do Tony Stark e sua armadura, só que "fake".


Nenhum comentário: