sábado, 13 de abril de 2013

TRAIR POR VINGANÇA?

Ah o orgulho ferido! Não há nada mais difícil do que controlar esse sentimento, principalmente, quando a ele se juntam a ira e a pena de si mesmo quando somos traídos.
E quem será que dá mais o troco quando o(a) parceiro(a) lhe trai com um caso extraconjugal? Será que seriam as mulheres? Talvez sim, por sermos mais sentimentais. Fiz uma rápida pesquisa no Google com o termo "quem trai mais para se vingar", e nas primeiras páginas dessa minha busca as mulheres apareciam como as mais "vingativas" e para completar ainda veio uma música com o título "Mulher não trai, Mulher se vinga" (do grupo Aviões do Forró) hahahaha enfim não falarei sobre quem trai mais por vingança para gerar uma guerrinha dos sexos aqui, e o foco aqui é a motivação para se vingar.
Após descobrir a traição, vem aquela pergunta "o que eu fiz de errado???", "por que eu fui traída?", "não dou atenção?", "sou ruim de cama?", "estou uma baranga?", e demais questionamentos que vão alimentando a nossa mente da pior maneira possível. E depois disso passamos para a fase da auto destruição com as afirmações "sou um lixo!", "sou um desastre!", "não faço nada direito!", "eu mereci o par de chifres!"...até que essa fase passa e vamos a outra.
Eu quero avaliar a pessoa com quem ele me chifrou:
Se ela é feia: "Cara, como assim fui trocada por esse dragão?!?", "Ah ela tem dinheiro!", "Fez uma macumba, só pode!"...e por ai vai
Se ela é bonita: "Ele só enxerga a beleza dessa vaca, quero ver quando passar!", "Tenho certeza que sou melhor do que essa galinha!", "Com certeza fez plástica!", "Fui chifrada pelo silicone"...e prossegue.
Os exemplos que citei acima são daquela fase que precisamos nos autofirmar dizendo que somos melhores do que "a outra", e esse é o momento em que o "orgulho" começa a ganhar força e ser alimentado.
A partir daí ou você parte para outra e se valoriza esquecendo o dito cujo, ou vai para o plano de vingança que lhe consumirá até que ele seja executado. Nesse período o ódio ganhará mais espaço e você será capaz de trair o seu parceiro com o "melhor amigo dele", ou então com o pior inimigo, ou até mesmo com um qualquer, pois o troco deve ser dado e bem dado. E se você não o quiser mais fará questão que ele saiba o que rolou, mas se quiser somente se vingar para igualar o feito irá fazer de modo mais discreto. Mas e depois dessa traição por vingança qual o sentimento que fica? Satisfação do "olho por olho, dente por dente"? Ou dá aquele arrependimento? Pois é! Antes de tomarmos qualquer atitude por orgulho ferido é bom analisarmos o que queremos bem, os prós e os contras de algo que poderá trazer consequências desagradáveis.
Se a vingança é um prato que se come frio, é bom avaliarmos se a concretização dela realmente nos fará bem.

Um comentário:

Unknown disse...

Essa vingança tem peso diferente para os dois lado e vcs já sabem como e taxado o caráter de cada um então e como VC diz pense bem antes de fazer porque aqueles em sua volta são os primeiros a te taxar de isso e de aquilo .