quarta-feira, 8 de maio de 2013

E O TAL FLASH MOB/FLASHMOB?

Vou falar de mais um termo muito usado nas redes sociais que é o tal do "flash mob" ou "flashmob", e esse também tive que pesquisar já que se formos pela tradução literal (flash = relâmpago e mob = multidão) acabaremos sem entender direito o que sognifica.
E qual o significado? Segundo a Wikipédia, Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social. O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança. No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.
E depois no ano de 2003 foi realizado de fato um flash mob, dessa vez na loja na Macy's onde o Wasik distribui flyers para pessoas que passavam pelas ruas de Manhattan e neles haviam indicações para irem em determinados bares para receberem as instruções do que deveria ser feito, e foi como uma grande "pegadinha" onde um grupo de pessoas se encontravam na mesma loja, e diziam que moravam todas juntas e estavam procurando o "tapete do amor" e a compra somente deveria ser feita se todos concordassem, e a partir daí surgiram outros tipos de flash mobs, e sempre com um grande número de pessoas.
Nesses movimentos temos o:
Pillow Fight: onde pessoas combinam através das redes sociais um encontro num determinado local para fazerem uma guerra de travesseiros com pessoas desconhecidas.
Subway Party: uma festa no metrô que acontece em Nova Iorque, onde as pessoas combinam o horário que pode ser na hora do rush (que muitos não gostam) ou a noite, onde rola uma festa, geralmente no último vagão, com música e troca de presentes, isso em São Paulo não é muito viável hahahaha se bem que em dia de jogos de futebol rolam flash mobs das torcidas quando o time vence.
Zombie Walk: esse movimento está vem comum no Brasil, principalmente, em São Paulo, onde as pessoas se fantasiam de zumbis e se encontram na avenida Paulista para fazer a sua caminhada à la The Walking Dead.
Existem esses e outros, até o Black Eyed Peas fez um flash mob para comemorar o 24º ano do programa da Oprah Winfrey, onde bateu o recorde reunindo cerca de 21 mil fãs que dançaram a coreografia I Gotta Feeling, em Chicago.
Aliás, o programa do Faustão também anda fazendo flash mobs em seu programa, onde reúne centenas/milhares de pessoas de uma mesma cidade que ensaiam uma coreografia e disputam com uma outra cidade a melhor dança. Enfim flash mob é isso!




Nenhum comentário: