quarta-feira, 22 de maio de 2013

FAROESTE CABOCLO: CONFUSÃO E INVASÃO NO CINEMA

Ontem, 21 de maio, fui a pré-estreia de Faroeste Caboclo amplamente divulgada na página do facebook do Catraca Livre e também no seu perfil do twitter @catracalivre, onde informava que os ingressos seriam distribuídos a partir das 19h, pois a sessão começaria ás 20h, onde logo após a exibição do filme, no cinema da Livraria Cultura, ocorreria um debate com o diretor e os atores principais do longa.
Como sabíamos que a procura por ingresso seria grande, a minha amiga Andreza e eu optamos por ir mais cedo e encarar a fila, ao chegarmos lá a mesma já estava do lado de fora do Conjunto Nacional, localizado na Av. Paulistas. As primeiras pessoas da fila haviam chegado lá por volta das 15h da tarde, e assim ficamos na fila que cada vez mais ía aumentando e foi parar na Alameda Santos, onde após as 19h já dava voltas pela calçada, acredito que deveriam haver entre 500 a 700 pessoas nessa fila.
Após as 19h os ingressos começaram a ser distribuídos, porém segundo informações foram somente 150 ou 200, pois os outros já estavam reservados para convidados/imprensa. E como não haviam mais pessoas para controlar a distribuição, pessoas que chegaram de gaiatas tomaram a frente e conseguiram ingressos no lugar de quem estava no local há várias horas, logicamente as pessoas na fila se revoltaram, já que durante todas as horas de espera não apareceu ninguém da organização para dar maiores informações e impedir que a fila continuasse aumentando.
Muitas pessoas não desistiram, e assim começaram a descer a escada do cinema da Livraria Cultura para tentar entrar na sala, e como náo havia segurança alguma as pessoas abriram as portas e invadiram a sala. Então começaram os protestos lá dentro, pois muitos sentaram no chão, outros ficaram em pé e não queriam sair do local, já que a revolta maior era pelo fato de muitos que estavam com ingressos nas mãos haviam furado a fila, portanto, devido a isso os que protestavam não deixaria ninguém assistir ao filme e, principalmente, ao debate que muitos estavam interessados em participar, inclusive eu. E todos bateram boca, os com ingresso e os sem ingresso discutiam incessantemente.
O organizador, senhor Adhemar, tentou convencer as pessoas que não tinham ingressos a sair do local devido as normas de segurança, e que daria ingresso gratuito para assistir ao filme, mas a maioria não aceitou e permaneceu no local até ter a certeza de que o debate seria cancelado.
A minha amiga Andreza questionou a organizadora do evento, que é funcionária da Folha de S. Paulo, pela falta de organização e a desculpa foi a de que esse tipo de evento sempre atraiu muitas pessoas e essa foi a primeira vez que houve uma invasão. Sei que a minha amiga assistiu a pré-estreia de Tropa de Elite 2 no mesmo cinema, onde também havia excesso de pessoas, e eles acabaram liberando a entrada de umas 50 pessoas que assistiram ao filme e ao debate sentadas no chão, fizemos esse questionamento junto ao organizador que nos disse que na época não havia ocorrido o incêndio na boate Kiss, e que atualmente mudou tudo, ah tá! Mas o que me consta a lei era a mesma, mas deu-se o "jeitinho brasileiro". Sim, o certo é não ultrapassar a capacidade de 300 lugares, mas por que não controlaram a quantidade de pessoas na fila? Por que fizeram divulgação nas redes sociais se grande parte dos ingressos foi reservada para convidados? A resposta foi a de que essa foi a primeira vez que houve uma invasão e que sempre aparecia excesso de pessoas, sim mas eles as deixavam entrar e sentarem no chão.
Verifiquei no facebook e quase 9 mil pessoas leram/curtiram a divulgação da pré-estreia, além dos compartilhamentos, e sabemos que Renato Russo/Legião Urbana tem milhares de fãs, e quando muitas pessoas se reúnem para algo e vêem injustiças acontecendo, acaba ocorrendo alguma confusão, pois pensar em bom senso quando várias pessoas estão estressadas por terem saído mais cedo do trabalho para encarar uma fila e não conseguir o que queriam por falta de organização e informação é praticamente impossível.
Sei que o debate foi cancelado, e o filme passou uma hora e meia depois do horário previsto. O organizador disse que não faria mais esse tipo de evento, não sei se ele mudará de ideia, mas caso o faça que por favor ao divulgar: informe a quantidade de ingressos que será distribuída, coloque alguém que controle a quantidade de pessoas na fila e que distribua senhas para que as pessoas não fiquem lá por horas com a esperança de que vai conseguir entrar e participar do evento. Infelizmente, foi lamentável!

Um comentário:

Unknown disse...

No fim das contas o diretor ficou e teve debate :~~