segunda-feira, 20 de maio de 2013

OS SERES "SUPERIORES"

Onde estão os seres humanos superiores? Onde vivem? O que comem? Fazem o que da vida? Sexta, no Globo Repórter! Ops! Péra!!!! Todos os dias nos deparamos com os tais seres superiores, e como? Oras, eles estão por toda parte e se alimentam de ego, de autoestima super elevada, da perfeição que ele possui e por aí vai.
Pois é! São praticamente os "deuses do Olimpo", já que tudo o que há de ruim está no outro e não nele. Fico feliz, nem sei se essa seria a palavra certa, em saber que não sou superior a ninguém, tenho consciência dos meus erros e dos meus defeitos. Sei que sou paz de ter gestos altruístas, assim como sou capaz de praticar grandes atos egoístas. Sim, sou humana, por vezes digna de vergonha alheia e outras digna de orgulho. Vivo na linha tênue entre o bem e o mal, e tendo a consciência de que certos atos eu jamais seria capaz de praticar, mas outros talvez eu praticaria por egoísmo, para minha proteção ou então de alguém que eu ame muito...nós funcionamos assim. Afinal, até mesmo um bandido pode ser capaz de praticar um ato heróico, já que ele é um ser humano também! Mas é claro que existem crimes e crimes, além de distúrbios mentais (psicóticos, sei lá...), mas me refiro a pessoas ditas "normais".
Vou citar alguém que qualifico como um ser superior que é o Mahatma Gandhi, que lutou pela independência da Índia e afins de maneira pacifica, e sua história de tão sofrida e bonita parece ser irreal, pois foi um líder, um ser humano, que lutou sem armas e isso parece ser surreal, mas ele conseguiu! Não há como não admirá-lo! Porém será que ele era tão perfeito como achavam e que não tinha defeitos? Claro que tinha e ele sabia disso, mas as qualidades que possuía o deixavam acima de qualquer ser humano normal. E com certeza ele não foi uma unanimidade, e existem ou existiram aqueles que não o consideravam como "tal". E por essas outras é bem complicado qualificar alguém como um ser superior, pois como seres egocêntricos que somos classificamos aquilo que tenha mais a ver com os nossos pensamentos. E o tempo nos deparamos com pessoas que se colocam acima dos outros porque praticaram determinado ato.
Existem pessoas que qualificam outras como superiores devido ao status social, o poder advindo do dinheiro, outras pelo nível cultural/intelectual elevado, ou pela abdicação da "vida mundana" pela escolha da vida religiosa e outros...mas sabemos que não podemos enxergar o outro somente por um lado, aquele que se destaca, já que somos um todo.
O que seria uma pessoa superior? Alguém livre de defeitos, praticante de gestos de caridade, nada egoísta. E geralmente, são essas pessoas que qualificamos como superiores que dão a mínima para esse tipo de rótulo, pois a humildade é quem a acompanha.

Nenhum comentário: