domingo, 5 de maio de 2013

SOBRE A MANIA DE PERSEGUIÇÃO

Como viajamos na maionese as vezes! Saca aquela mania de perseguição? Pois é! Tem gente que entra numa paranóia de achar que tudo que é dito se refere a ela. Somos apenas egocêntrico, logo não somos o sol.
De repente solto uma frase polêmica e alguém se sente atingido, e outras pessoas soltam frases e a mesma pessoa se sente atingida, mas as tais frases foram mesmo para ela? Como ela concluiu isso? É como achar que tem alguém lhe perseguindo o tempo todo na rua.
Todos nós interagimos com diversas pessoas, e assim escrevemos ou falamos algo num grupo que pode atingir um ou mais indivíduos, ou então nem se referir a quem esteja ali no momento.
Está cada vez mais sinistra essa paranóia, as pessoas não conseguem conviver com pessoas, com pensamentos diferentes, com indiretas (Todos nós praticamos! E não vem que não tem!) e então vem as reclamações por trollagem. E então não podemos mais trollar? Algo que foi criado nas redes sociais para podermos debater com quem discordamos de maneira sarcástica, e essa é uma das graças das redes sociais. Afinal, se eu quiser dizer "amém" para tudo...eu vou para a igreja. Sei que é difícil tolerar alguém que está o tempo todo discordando de nós, que o ideal é ser zen (e eu também não tenho toda a paciência do mundo, ninguém é perfeito), e quando esse outro está falando os ideais que são o oposto do que penso nem sempre significará que ele só fala aquilo por minha causa, tentando me atingir.
E sobre o cair de paraquedas achando que tudo tem a ver comigo? Sei que falam de mim, mandam indiretas, umas eu chego a ver e outras não, mas por que achar que qualquer coisa dita ou escrita refere-se a minha pessoa? Prefiro não pirar, ou surtarei ao ficar interpretando frases que na maioria das vezes nem tenham a ver comigo. E se eu cair nessa armadilha o fantasma da paranóia estará criado. Lembrei de Jim Carrey naquele filme chamado "23", onde o cara entrou numa obsessão paranóica com aquilo e pirou de vez.
Sou dessas que não gosta de ficar num ambiente em que todos concordam com o que penso e se for assim irei me isolar e virarei uma eremita, só que não, pois não é possível. Gosto mesmo de polêmicas, pois elas podem acrescentar algo em minha existência, ou se não, ao menos me faräo pensar, por isso tenho amigos(as) com ideologias políticas totalmente diferentes das minhas. Sabemos que o mundo não é um mar de rosas, onde todos vivem mergulhados na felicidade o dia todo, já que pelo caminho encontramos pessoas que gostam ou não de nós, e que concordam ou discordam de nós, e assim seguimos. Irei me estressar por opiniões diferentes, por discordâncias? Sim, mas não preciso fazer disso um cavalo de batalha diário, sou adepta do "menos estresse, menos paranóia". E se quiserem me "zoar" estejam a vontade, estamos aqui para isso!


Nenhum comentário: