quarta-feira, 20 de março de 2013

CRIME COMPARTILHADO

Não é de hoje que vemos constantemente usuários do facebook que compartilham imagens escrotas de maltratos à animais ou crianças, de pedofilia, de homofobia, de preconceito racial ou de qualquer outro abuso. Muitos fazem isso pedindo para denunciar, mas ao fazer isso com a divulgação de imagens ou dos links dos sites estão cometendo o mesmo crime também.
Temos que ter cuidado, e o correto é fazer a denúncia no site da polícia federal ou outro órgão, além de informar também o responsável pelo controle de conteúdo da rede social onde está sendo disseminada a tal imagem/conteúdo abusivo. As pessoas devem ter a noção da diferença entre "liberdade de expressão" e "crime", e isso não tem nada a ver com o tal do "politicamente correto", que alguns usam como argumento para tudo!
Quando entramos numa rede social ficamos expostos para o mundo e infelizmente devemos nos limitar quanto ao conteúdo que iremos mostrar ali, pois não sabemos quem é que está do outro lado da tela, e isso não é paranóia, mas sim cuidado. Eu posso postar uma foto de um bebê nu sem maldade, mas os outros interpretarão como algo abusivo, graças a rede de pedófilo existente por aí, e que compartilham tudo de um modo asqueroso. Desculpem-me, mas só consigo ver isso com nojo!
Por isso devemos nos policiar sim e como diz aquela frase: "a minha liberdade termina, onde começa a do outro". Eu tenho o direito de chegar na casa de um amigo meu falando qualquer tipo de merda? E se ele é de uma religião que não é a minha, devo chegar ofendendo por ser a minha opinião? E quando eu visito um país muçulmano que tem uma cultura totalmente diferente da minha, eu devo ter a noção de que tenho de respeitar os hábitos de tal país, pois em cada lugar existem regras, e sei que o modo de vestir ou gestos poderão ser considerados crimes em tal país, errado? Para mim talvez seja por ter sido criada de um outro modo, com outra cultura, mas se para o povo que nasceu lá o modo correto é o dele, sim eu devo respeitar, mesmo não aceitando. Tenhamos o mínimo de bom senso ao visitarmos a casa daquele que não pensa como nós e tem outra criação, outro estilo de vida, sei que é "bacana" ser ~descolado~ para muitos, mas é bom nos analisarmos e pensar no outro sim, naquilo que pode ser ofensivo, pois existem coisas que também nos ofendem. E quando estamos dizendo o que pensamos nas redes sociais, também estamos entrando nas casas de muitas pessoas, e uma frase que seja com conotação discriminatória (preconceituosa) poderá ser considerada como criminosa e o ofendido terá todo o direito de processar, assim como a divulgação de imagens de pedofilia que muitos compartilham para denúncia, eu posso entender que aqueles que as disseminam também são criminosos.
Vamos ter consciência, meu povo! Não vamos compartilhar nojeira, e sim fazer a denúncia direta ao órgão responsável!


Nenhum comentário: