terça-feira, 5 de março de 2013

O ASSASSINATO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS REDES SOCIAIS

E como vai a nossa língua portuguesa nas redes sociais? Vai lindamente, só que não. Quem me conhece sabe que sou daquelas chatas que de vez em quando manda uma dica ou correção de algo que a maioria escreve errado.
Sei que muitos detestam que eu, ou outros façamos isso, mas o mundo é assim...jamais agradaremos a todos, e eu não sou obrigada a fechar os olhos para algo que eu sei não ser o correto, ou somos obrigados a ignorar erros e deixar que eles se propaguem? Aprendi que uma mentira repetida diversas vezes acaba tornando-se verdade e por que isso não aconteceria com uma palavra escrita incorretamente?
Eu já me vi e ainda me vejo em dúvida com diversas palavras quando vou escrevê-las, e quando acontece...lá vou eu consultar o novo pai dos burros, o nosso amado, o Google hahaha.
Eu sempre fico anCiosa, ai numa anCiedade!!! Epa?!?! Há algo errado aí?! Desde quando ansiosa e ansiedade se escrevem com "C"? De onde tiraram isso?! Esse é só um exemplo de palavras que vejo constantemente incorretas, e de tanto que as escrevem acaba parecendo que essa é a grafia correta, e até o mais "letrado" pode errar numa dessas.
Gente, eu sinto uma palpitação imensa quando leio o "voÇe". Por que "Ç" meu povo?!?! Desde quando a sílaba "CE" tem "Ç"?! Puxa, aprendemos isso na 1ª série (nem sei se é 1ª série mais que se fala, sou velha hahaha).
Quando há dúvida vou pesquisar, pois o dedo não irá cair, afinal se tenho tempo para escrever abobrinhas, e criar perfis nas redes sociais, também posso ter um tempinho para tentar escrever sem assassinar o nosso "português", MAIS se você tem preguiça...espera!!! Esse é mais um dos erros comuns que eu vejo amplamente propagado, que é a troca do MAS pelo MAIS. Vou citar aqui a diferença entre os dois:
- MAS: conjunção, palavra invariável que une termos de uma oração ou orações. Pode ser substituído por porém, entretanto e contudo.
- MAIS: advérbio de intensidade. Pode modificar também adjetivos e advérbios. O contrário de menos. Ex: Ele comprou MAIS um iPhone.
Seguem mais exemplos de erros comuns nas redes sociais:
- O “DESDE” é escrito tudo junto e NÃO “DES DE” ;) #ficadica
- DESDE: prep. A começar de
loc. adv. Desde já
loc. conj. Desde que, visto que, uma vez que
Se, contanto que: vai, desde que venhas a tempo
- ONDE: que lugar, em que lugar, qual lugar. Indica permanência, uma idéia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo.
- AONDE: a que lugar, para onde. É a junção da preposição “a” + onde. Dá a ideia de deslocação. Ex: Aonde você nos levará?
- DEMAIS: advérbio de intensidade, o qual equivale a muito, excessivamente ou pronome indefinido. Ex: Aquele cara bebeu demais!
- DE MAIS: Capaz de causar estranheza, anormal. Ex.: Não vejo nada de mais em sua resposta.
- DE MAIS = A MAIS ( também se opõe a DE MENOS)
Ex.: Sem um grama de mais, sem um grama de menos.
Ex.: Havia carros de mais estacionados.
- HEIN: É uma expressão para denotar espanto ou indignação, e
é usada também quando a pessoa não entende ou não ouve o que foi dito. Hein?!
- EM: preposição (indicativa de lugar, de modo, tempo, causa, estado, fim, divisão, etc.: em casa; em tempo; em virtude de…)
- O “DERREPENTE” não existe, e o correto é “DE REPENTE” ;) assim mesmo #ficadica
- E o “AGENTE” é bem diferente do “A GENTE” ;) #ficadica
- AGENTE: S.m. Tudo o que opera, age: a luz e o calor são agentes da natureza. Aquele q é encarregado dos negócios de outrem; mandatário. Exemplos: agente de segurança, agente de seguros, agente químico e etc
- A GENTE: Expressão que significa “NÓS”. É assim mesmo “a gente” escrito separadamente.
- AFIM – quando substantivo masculino, indica afinidade, parentesco, amigos íntimos, adeptos. Ex: Comprarei sapatos e afins.
- AFIM - quando há característica comum, semelhante ou idêntica entre termos. É a maneira mais usual. Ex: O gosto dela era afim ao da turma.
- A FIM DE – locução prepositiva que indica uma finalidade e equivale a “para”, “com o propósito de”. Ex: Chegou mais cedo a fim de estudar.
- A FIM DE fazer alguma coisa, ou seja, “está com vontade de”. Ex.: Estou a fim de ir ao parque correr.
- A FIM DE alguém, ou seja, está interessado. Ex.: O rapaz está a fim daquela moça.
O que citei acima são alguns exemplos de palavras que confundem e são escritas incorretamente, sei que existem mais, mas vou aos poucos relatando no twitter (risos).
Não sou professora, nem a "senhora da razão", e tenho a certeza que devo deixar passar erros meus, nos textos que eu escrevo sem perceber, e por esse motivo gosto também de ser corrigida, pois prefiro aprender e não continuar errando.
CONSERTEZA não quero errar hahahaha....nãoooooo!!! COM CERTEZA é o certo!

OBS.: como não tenho um revisor...devo ter errado algo nesse texto (risos)




Nenhum comentário: